Copyright © 2004 Gato persa - todos os direitos reservados.
As informações aqui prestadas são de responsabilidade dos anunciantes, colaboradores e parceiros.
Hospedado pela Win2000.

 
 

 

Cauda de Garanhão

A cauda de garanhão é o termo popular para a Seborréia do Órgão Supracaudal ou Hiperplasia da glândula da cauda.
A causa da cauda de garanhão ainda é desconhecida. Há uma incidência mais elevada em gatos machos inteiros (ou seja, não castrados – de onde originou o nome “cauda de garanhão”), mas também pode ocorrer em gatos machos e fêmeas castrados.
Os gatos da raça Persa são os mais afetados, sendo comum também nos siameses.
Os gatos possuem o órgão supracaudal localizado a alguns centímetros da base da cauda. Esse é um local rico em glândulas sebáceas e perianais que produzem e liberam secreções utilizadas pelos gatos para marcar território através do odor.
A cauda de garanhão aparece quando há um aumento das secreções dessas glândulas, deixando o local visivelmente bem oleoso, devido a uma superprodução de material sebáceo, e normalmente de cor acastanhada. O “embolamento” dos pêlos na base da cauda é muito comum e pode ocorrer uma ligeira queda de pêlos, inflamação do folículo e em alguns casos infecção bacteriana no local.
Alguns veterinários recomendam a castração como tratamento, mas muitas vezes os gatos são machos reprodutores e nem sempre o problema é resolvido com a castração.
Até pouco tempo atrás, não existia um tratamento de sucesso, pois não havia nenhum produto eficiente para ser utilizado no local.
Felizmente já existe um produto específico para o tratamento direto deste tipo de problema, basta procurar a orientação de um veterinário, para diagnosticar o problema e realizar o tratamento correto.

Drª Estela Sefora G. Pazos
CRMV-SP 17880

estela@gatopersa.com.br
curriculum
 
 
 
 
 

 

Página principal Pessoas que acreditam neste projeto. Visite nossa loja. O gato persa. Conheça alguns criadores de qualidade. Melhore sua capacidade profissional. Seu gatinho namorou? Então se ligue no dia no nascimento! A idade do nosso amigo. Quer um filhote? Então clique aqui! Dúvidas sobre a saúde do seu gato? Esclareça aqui! Onde o site é notícia.