Copyright © 2004 Gato persa - todos os direitos reservados.
As informações aqui prestadas são de responsabilidade dos anunciantes, colaboradores e parceiros.
Hospedado pela Win2000.
 

 
 

 

A mãe felina: do cio ao parto

A maturidade sexual das gatas ocorre por volta dos oito meses de idade. Nas gatas de raça oriental (como Siameses, Burmeses e de pêlo curto estrangeiro), o primeiro cio pode ocorrer antes dos seis meses de idade, enquanto que os gatos de pêlos longos (como Persas, Sagrados da Birmânia e Maine-Coon) podem ter o primeiro cio depois de um ano de idade.
O cio da gata tem influência da claridade (fotoperíodo), por isso, tende a ocorrer com maior freqüência nos períodos mais quentes do ano.
O período do cio, dura em média dois a sete dias. As gatas de pêlos longos podem ter cio apenas uma ou duas vezes por ano com duração de apenas poucos dias. Já as gatas orientais apresentam um cio que pode durar até mais de 10 dias e, se não acasalarem podem ter até um cio por semana ou a cada 15 dias. A presença de machos ou a convivência com outras fêmeas também estimulam a gata e entrar com mais freqüência no cio.
Sabemos que uma gata está no cio pelos sinais que ela demonstra, indicando receptividade para atrair o macho. Ocorrem mudanças de comportamento como inquietação, intranqüilidade, agitação contínua, sociabilidade aumentada, miados excessivos, normalmente ficam mais carinhosas (mas também podem ficar mais chatas), pode ter diminuição do apetite, se esfrega mais nas pessoas, nos outros gatos e nos objetos, e apresentam a posição de cruza: ela se agacha sobre as duas patas dianteiras, entende as patas traseiras e "sapateia", enquanto força uma lordose espinhal, e desvia sua cauda para um dos lados.

Drª Estela Sefora G. Pazos
CRMV-SP 17880

estela@gatopersa.com.br
curriculum
 
 
 
 
 
continua>>>
 

 

 
 

 

Página principal Pessoas que acreditam neste projeto. Visite nossa loja. O gato persa. Conheça alguns criadores de qualidade. Melhore sua capacidade profissional. Seu gatinho namorou? Então se ligue no dia no nascimento! A idade do nosso amigo. Quer um filhote? Então clique aqui! Dúvidas sobre a saúde do seu gato? Esclareça aqui! Onde o site é notícia.