Copyright © 2004 Gato persa - todos os direitos reservados.
As informações aqui prestadas são de responsabilidade dos anunciantes, colaboradores e parceiros.
Hospedado pela Win2000.
 

 
 

 

A mãe felina: do cio ao parto
parte 2

O parto é uma seqüência de contrações da musculatura abdominal e uterina com a finalidade de expulsar os fetos e os restos embrionários para fora das vias genitais femininas assim que a gestação termina.
Os sinais que nos alerta para a chegada do parto são: a presença de secreção de leite, queda transitória da temperatura corporal, a gata torna-se nervosa, agitada e procura com freqüência o ninho preparado, perde o apetite e pode apresentar vômitos.
O tempo de duração do parto da gata é de aproximadamente 6 a 12 horas. O primeiro filhote pode demorar de 20 minutos a 2 horas para nascer. Os outros filhotes demoram de 5 a 60 minutos de intervalo entre eles, podendo nascer de 3 a 5 gatinhos.
A mãe separa o filhote da placenta e corta o cordão umbilical. Depois faz um rigoroso banho de língua nas crias. Ela permanece direto no ninho por 1 ou 2 dias com atenção exclusiva à ninhada, pois ao nascer, o gatinho é incapaz de regular sua temperatura corporal, é muito frágil e intimamente dependente da mãe que mantém o ninho bem quentinho e protegido.
A eliminação das placentas pode ocorrer junto com o feto, alguns minutos após, ou pode ocorrer a saída de 2 ou 3 fetos a depois suas placentas. As gatas podem comer as placentas, isso é perfeitamente normal, apesar de algumas apresentarem enjôo ou vômito após essa ingestão.
Algumas gatas podem ter dificuldades em obter relaxamento e dilatação da cérvix ideais para eliminar os fetos e assim o trabalho de parto se tornar prolongado, difícil ou até mesmo impossível sem ajuda.

Drª Estela Sefora G. Pazos
CRMV-SP 17880

estela@gatopersa.com.br
curriculum
 
 
 
 
 
continua>>>
 

 

 
 

 

Página principal Pessoas que acreditam neste projeto. Visite nossa loja. O gato persa. Conheça alguns criadores de qualidade. Melhore sua capacidade profissional. Seu gatinho namorou? Então se ligue no dia no nascimento! A idade do nosso amigo. Quer um filhote? Então clique aqui! Dúvidas sobre a saúde do seu gato? Esclareça aqui! Onde o site é notícia.