Copyright © 2004 Gato persa - todos os direitos reservados.
As informações aqui prestadas são de responsabilidade dos anunciantes, colaboradores e parceiros.
Hospedado pela Win2000.
 

 
 

 

A mãe felina: do cio ao parto
parte 3

Como cuidar de gatinhos órfãos
Durante as primeiras semanas de vida, o gatinho é incapaz de regular sua temperatura corporal, sendo intimamente dependente do calor da mãe para manter o ninho aquecido. Se eles ficam órfãos, precisamos fornecer esse calor e manter o ninho a uma temperatura de 30º para que eles não corram o risco de morrer de frio.
O fornecimento de um leite de substituição além de ser útil para os gatinhos órfãos, também serve quando existe uma ninhada muito grande ou quando o leite materno não pode ser consumido.No caso de ninhadas grandes, devemos ficar atentos se os gatinhos não ganham peso durante 2 dias consecutivos, pois neste caso, é bem provável que o leite materno seja insuficiente para todos os filhotes.
Devemos fornecer um leite semelhante ao da mãe, porque o gatinho tem um tubo digestivo adaptado para um leite bem rico em proteínas e gordura, por isso, o leite de vaca não é indicado para amamentá-los, por ser pouco energético e muito rico em lactose.
O leite artificial para gatos é vendido comercialmente e alguns fabricantes incluem uma mamadeira com bicos adaptados para o tamanho dos gatinhos.
A posição correta para amamentar é mantendo o filhote em pé (com as 4 patinhas para baixo), jamais de barriga para cima pois ele pode aspirar o leite e ter complicações pulmonares, podendo levar à morte.

Drª Estela Sefora G. Pazos
CRMV-SP 17880

estela@gatopersa.com.br
curriculum
 
 
 
 
 
continua>>>

 

Página principal Pessoas que acreditam neste projeto. Visite nossa loja. O gato persa. Conheça alguns criadores de qualidade. Melhore sua capacidade profissional. Seu gatinho namorou? Então se ligue no dia no nascimento! A idade do nosso amigo. Quer um filhote? Então clique aqui! Dúvidas sobre a saúde do seu gato? Esclareça aqui! Onde o site é notícia.